A puericultura é o acompanhamento integral da criança, focado na prevenção, proteção e promoção da saúde. Teve sua origem na saúde pública e com o tempo foi tornando-se cada vez mais próxima da Pediatria, tendo em vista ser essa a especialidade que ministra mais de perto o cuidado com o pequeno paciente.
O pediatra não acompanha apenas a criança em si, mas sim toda sua família. Hoje já é incentivada a consulta pediátrica desde o pré-natal, sendo que em alguns casos ela é feita até mesmo na pré-concepção, devido a família já ter um pediatra que os acompanha, geralmente desde o filho primogênito.
Tais orientações são essenciais para o acolhimento daquele novo ser que será gerado e acompanhado até a vida adulta por seu pediatra. Vê-se aí a importância da Pediatria na intergeracionalidade e na educação em saúde da família. A consulta de puericultura diferencia-se de uma tradicional por não ser guiada somente por uma queixa. Ela envolve a avaliação global da criança, como conferência da situação vacinal, hábitos alimentares e de vida, desenvolvimento neuropsicomotor, interações familiares e sociais, curvas do crescimento, orientações gerais e antecipatórias.
Essa é a chamada rotina do consultório pediátrico. Isso previne agravos e diagnostica doenças precocemente. Quando há alguma intercorrência com essa criança, seu pediatra já conhece seu histórico, e consegue avalia-lá de forma mais completa. Além disso, a família geralmente tem o contato com este profissional para tirar eventuais dúvidas, reforçando ainda mais o vínculo e a relação médico-paciente-família.
Se você ainda não tem um pediatra para chamar de “seu”, a STOP está a disposição para auxiliá-lo. Se você já tem, saiba que é um privilégio poder contar com esse acompanhamento, bem como é uma honra para nós pediatras fazê-lo. Isso significa ter na saúde um valor familiar e profissional.