Existe momento certo para o desfralde?
10/02/2022
10_02-blog_Existe momento certo para o desfralde?

O tempo certo para o desfralde de uma criança é quando ela está pronta fisiológica e psicologicamente para esta etapa do seu desenvolvimento. 

E isso geralmente acontece por volta dos dois anos de idade, conforme orienta a Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP. Antes dessa idade, o corpo da criança ainda não tem maturidade suficiente para controlar as vontades de xixi e cocô, portanto é melhor que o desfralde seja iniciado após esta idade, para evitar frustrações familiares, a vergonha da criança e um crescimento precoce. 

Em média, o período de desfralde leva de 2 a 4 meses, dependendo da criança. Alguns bebês desfraldam mais rápido e outros têm o desenvolvimento mais lento. Essa variação é normal, por isso, é muito importante observar e entender a maturidade da criança, tendo atenção aos sinais que ela dá quando está com vontade de fazer as suas necessidades.

Sinais para o desfralde

– As fraldas ficam um bom tempo limpas.

– Faz xixi de uma vez, e não de pouquinho a pouquinho.

– Apresenta um incômodo com a fralda suja.

– Sabe nomear as partes do próprio corpo, assim como seu próprio xixi e cocô. 

– Começa a imitar os adultos e crianças maiores usando o vaso sanitário.

– Fica sentado por alguns minutos.

Qual é o primeiro passo?

O primeiro passo é os papais, mamães e familiares entenderem que é um processo único para cada criança, e que vai ser preciso dedicação e paciência neste período.

E antes de aprender a ir ao banheiro igual aos adultos, a criança vai sujar a calça, a cama ou até mesmo o sofá. E os adultos vão precisar ter calma para ouvir mais e repreender menos. Se a criança se sentir pressionada, esta fase pode ser ainda mais difícil.

Desfralde diurno e noturno

O ideal é que ambos os desfraldes, diurno e noturno, sejam realizados em períodos diferentes, ou seja, depois que seu filho estiver sem fraldas o dia inteiro é hora de iniciar o processo de retirada da fralda noturna. 

Outra coisa que é preciso entender é que o desfralde diurno será diferente do noturno.

No desfralde diurno, a criança tende a ter mais controle sobre as vontades de ir ao banheiro, e podem pedir o auxílio dos pais.

Já no desfralde noturno, é mais comum ter alguns escapes, o que pode tornar o processo um pouco mais longo, mas não desanime: você pode manter o uso das fraldas para o período de sono do seu filho.

Dicas para o desfralde

– Trate o processo de forma natural, todo mundo faz xixi e cocô. 

– Limite o consumo de líquidos perto da hora de dormir, evitando grandes volumes pelo menos 1h30 antes da hora de dormir.

– É muito importante que você diga para a criança usar o banheiro antes de ir dormir, para evitar “acontecimentos” noturnos. Mas, caso eles aconteçam, não o recrimine porque faz parte do processo.

– Converse com a criança sobre o novo passo que irão dar, a desafie e incentive positivamente, comece com pequenos passos.

Dra. Ana Mackartney de Souza Marinho
Médica Pediatra e Presidente da Sociedade Tocantinense de Pediatria – STOP
CRM 1359 | RQE 1790