Déficit de crescimento na criança: Quando procurar um pediatra?
08/11/2022
Deficit-de-crescimento-Infantil

O déficit de crescimento infantil pode ocorrer a qualquer momento durante a infância, e o sinal mais claro a ser notado é a diferença de altura da criança em comparação com as outras da sua idade.

Como saber se uma criança está crescendo normalmente?

O crescimento normal da criança é o maior sinal de que está tudo bem com sua saúde. Desde a vida intrauterina (dentro do útero), a criança deve ter seu crescimento monitorado, que nessa fase é feito pela ultrassonografia obstétrica. Após o nascimento, altura e peso devem ser aferidos até os 18 anos, colocando os resultados nas curvas de crescimento para avaliar se o padrão de crescimento da criança está compatível com outras de mesmo sexo e idade, e verificar se o crescimento está de acordo com o padrão de estatura da família. Essa ação normalmente é realizada nas consultas feitas com o pediatra.

O que determina o crescimento das crianças? 

O crescimento é um processo complexo e muitos fatores estão envolvidos para que a criança atinja todo o seu potencial, como: nutrição, ausência de doenças crônicas, sono adequado, prática moderada de exercícios, saúde emocional entre outros. Mas, o principal fator para determinar a altura de um adulto, é mesmo a genética. 

Cerca de 80% da estatura é determinada pelo tamanho dos pais. Em relação à genética, não existe um gene do crescimento. São centenas deles que interagem entre si e contribuem, cada um, com uma parcela maior ou menor para a estatura final. Atualmente, foram identificados 423 genes que interferem no crescimento. 

Algumas variantes raras de alguns poucos genes, as chamadas mutações alteram a função biológica e levam a quadros graves de baixa estatura, muitas vezes associados a deformidades ósseas ou de outros sistemas. Outras variantes não alteram tanto a função desses genes, mas se herdados em conjunto podem levar à baixa estatura.

É importante lembrar que nenhuma criança cresce em uma sequência perfeitamente estável ao longo da infância. Podem existir semanas ou meses de desenvolvimento mais lentos ou dias de surtos de crescimento.

A observação e o cuidado são ferramentas essenciais

O ideal é que os pais e responsáveis mantenham as consultas em dia com o pediatra, no entanto, se você suspeita que a sua criança tenha algum problema no crescimento, é muito importante levá-la para uma avaliação com um endocrinologista o quanto antes, pois se detectado algum problema potencialmente reversível, o diagnóstico precoce leva a melhores resultados. Cuidar das nossas crianças é nosso dever maior na vida.

Dr. André Pansutti

CRMTO 3569 | RQE 1582