Como a mudança de rotina nas férias afeta a saúde das crianças
12/07/2022

As férias propiciam a liberdade de horários, sem a exigência de hora exata para acordar nem para dormir. Torna-se possível almoçar mais tarde ou jantar mais cedo e tudo bem se entregar à preguiça. 

O ponto é que, até por volta dos seis anos, as crianças ainda não possuem noção de tempo. Logo, a falta de relógio nas férias, pouco importa para eles. O que vale é a diversão das viagens, brincadeiras com os primos ou amigos, passeios e momentos juntos com a família. 

No entanto, os papais, mamães e responsáveis precisam tomar cuidado com as alterações nos hábitos das refeições, do sono, da higiene, etc.

Rotina de alimentação

Faz parte das férias experimentar comidas diferentes, curtir as gostosuras da casa da vovó, ou se esbaldar nas refeições dos restaurantes e hotéis. O que é preciso tomar cuidado, no quesito mudança de hábito, é a variação de cardápio a cada recusa ou estranhamento da criança, principalmente no caso dos menores. 

Já os adolescentes, muitas vezes por acordarem tarde, ou acabam almoçando direto ou tomam café da manhã depois do meio-dia, e com isso, as refeições ficam meio bagunçadas. Muitas vezes, eles ficam no computador ou videogame até tarde da noite ou batendo papo com os amigos, sempre rodeados de guloseimas e, nesse ritmo acabam dando férias também à alimentação saudável. 

De vez em quando sair da linha é muito gostoso, mas um longo período neste ritmo pode ser bem prejudicial à saúde. Vale a pena ficar de olho nos possíveis abusos com doces e fast foods. 

Rotina do sono e a importância do relógio biológico para a criança

Quando se desregula o relógio da criança, as consequências não são boas. Ao mexer com a produção dos hormônios do crescimento e desenvolvimento, o relógio biológico desregulado faz o organismo funcionar inadequadamente, o que pode causar dores de cabeça, mau humor e dificuldade de concentração. Além da dificuldade de acordar no horário certo na volta às aulas.

Essa regra vale para todos, especialmente para os adolescentes, que são ainda mais afetados, isso porque eles conseguem facilmente trocar o dia pela noite e ficam na frente do computador ou celular mesmo cansados. A consequência é grave, eles levam mais de um mês para entrar no ritmo das aulas.

Você pode deixar seus filhos dormirem e acordarem um pouco mais tarde do habitual. A variação em relação à rotina do restante do ano pode ser de uma ou duas horas, no máximo.

Rotina de higiene

Com tantas brincadeiras e diversão e, sem a rotina para dar o norte das atividades da vida diária, tirar o pijama, tomar banho, escovar os dentes, podem se tornar uma parte dramática das férias. 

A higiene não tira férias, portanto, às vezes é necessário para algumas crianças e adolescentes, estabelecer alguns “combinados” no dia a dia da temporada de férias.

Hora de readaptar à rotina das aulas

Uma semana antes do fim das férias escolares é importante voltar à rotina das aulas.  Por isso, faça com que o sono de seus filhos retorne ao normal, para eles já irem se acostumando novamente, regule também os alimentos de forma mais criteriosa e não deixe de fazer um check-up de saúde para verificar se continua tudo em ordem e preparado para a grande volta.

Dra. Natalia Vianna Rodrigues Arantes

CRMTO 4258 | RQE 1829

Pediatra e Membro da Diretoria da STOP