Não é novidade que os filhos se inspiram nos pais. Para fazê-los ter hábitos de vida saudável, é necessário incentivá-los e dar o exemplo. As crianças tomam os hábitos familiares como verdades para os próximos anos de vida, sejam eles bons ou ruins para a saúde.
Algumas pesquisas continuam reforçando a importância do modelo dos pais. Um estudo realizado pela Universidade de Duke (EUA), concluiu que o ambiente familiar e a atitude dos pais influenciam diretamente a saúde da criança. Iniciativas como oferecer frutas e vegetais no cardápio e incentivá-las a brincar fora de casa fazem toda a diferença.
É de suma importância que os pais cultivem um comportamento que busque uma vida saudável. E por mais difícil e desafiador que seja, vale lembrar que, a adoção de hábitos saudáveis beneficia toda a família e influencia diretamente na qualidade de vida e convívio familiar. Os pais podem, também, contar com a ajuda do pediatra.
Se o seu filho tem hábitos alimentares ruins e está inclinado ao sedentarismo e\ou obesidade, converse com o pediatra e dê bastante atenção aos hábitos rotineiros da família, além de expor suas dificuldades em relação aos hábitos prejudiciais. Com certeza o pediatra será empático e buscará, em conjunto, soluções.
Mexer o corpo e se alimentar regularmente são alguns dos hábitos essenciais para o desenvolvimento do corpo e da mente dos pequenos e devem ser tratados como dever pelos pais. Porém, antes de exigir qualquer mudança de hábito do seu filho, que tal analisar o seu próprio estilo de vida?