Abril Azul: Mês de Conscientização sobre o Autismo
01/04/2021

? O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. Estima-se que haja 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões só no Brasil.

O Austismo é uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento. Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa.

É tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (comorbidades), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.

? Diagnóstico:


Em cada 68 crianças, 1 é diagnosticada com TEA. E o autismo é 5 vezes mais comum em meninos do que em meninas. Os primeiros sinais podem ser identificados a partir dos 8 meses de vida.

Há uma grande importância de se iniciar o tratamento o quanto antes — mesmo que ainda seja apenas uma suspeita clínica, ainda sem diagnóstico fechado —, pois quanto antes começam as intervenções, maiores são as possibilidades de melhorar a qualidade de vida da pessoa.

Campanha Abril Azul

? A campanha Abril Azul busca trazer visibilidade para o tema durante todo o mês, como forma de mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre o autismo. A cor azul foi escolhida devido a incidência do autismo ser maior em homens. A peça de quebra cabeça, símbolo do autismo, representa a complexidade do autismo e seus diferentes espectros.

?

Fonte: Ministério da Saúde | Revista Autismo