Como reconhecer e lidar com viroses infantis
23/06/2022

Virose é um grupo de doenças causadas por vírus e apesar da sua prevalência, as viroses infantis estão, geralmente, associadas a uma sintomatologia ligeira e que desaparece ou atenua passados três a cinco dias de duração, depois de um período de incubação que costuma durar poucos dias.

Contudo, pais e responsáveis devem ficar atentos e saber como aliviar os sintomas e quando levar a criança ao pediatra. Por isso, preparamos esse texto para ajudá-los a lidar com as viroses infantis.

Há diversos tipos de viroses e cada uma tem seus sintomas, capacidade de propagação e gravidade. As mais comuns nas crianças são as respiratórias e as gastrointestinais.

Nas crianças, até aos cinco anos de idade, as viroses infantis mais prevalentes são as viroses respiratórias, que afetam as vias aéreas superiores (fossas nasais, laringe e faringe), e causam doenças como amidalite, otite, faringite, sinusite e resfriados. 

Já bronquiolite (até dois anos) e pneumonia atingem as vias aéreas inferiores (traqueia, brônquios e pulmões). 

Estas infecções respiratórias são ainda mais frequentes nos meses frios. O sintomas costumam ser:

– Tosse;

– Febre;

– Mal-estar;

– Falta de apetite;

– Coriza;

– Dor de garganta. 

Já os principais sintomas das viroses gastrointestinais são: febre, náusea, falta de apetite, vômito e dor abdominal.

Imunidade infantil

Como são vários os vírus que podem estar na origem das viroses infantis, as crianças só ficam protegidas de todos os vírus depois de os contraírem e de adquirirem imunidade em relação a cada um deles.

Assim, é comum que as crianças mais pequenas estejam várias vezes doentes pois, após recuperarem de uma infecção viral, podem voltar a ficarem doentes, bastando para isso que contraiam um “novo” vírus, isto é, um vírus em relação ao qual ainda não tenham defesas, uma vez que o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento.

Esta circunstância é ainda mais recorrente em recém-nascidos e lactentes, devido ao seu sistema imunitário mais imaturo.

Como é o tratamento de viroses infantis?

O tratamento busca aliviar os sintomas, como uso de soro fisiológico para a limpeza nasal, medicamentos para baixar a febre, anti-inflamatórios, ingestão frequente de líquidos e, se indicado pelo médico, antibióticos, para os casos de infecções virais associadas a bactérias.

Como prevenir as viroses em crianças?

Com as crianças brincando juntas é difícil evitar que elas contraiam alguma virose. Entretanto, é possível reforçar alguns cuidados de higiene para deixar a família toda mais protegida:

– Evite contato com outras pessoas se estiver doente;

– Não compartilhe objetos de uso pessoal como toalhas, talheres e copos;

– É importante higienizar os brinquedos compartilhados, especialmente na fase em que as crianças costumam levar os objetos à boca;

– Lave as mãos com água e sabão após usar o banheiro, antes de se alimentar ou ao voltar da rua;

– Na ausência de um banheiro ou lavatório, leve um frasco de álcool em gel para fazer a higienização das mãos;

– Tenha sempre a carteira de vacinação em dia. As vacinas são altamente eficazes na prevenção de algumas viroses.

Viroses fazem parte da infância. É importante prevenir, mas também ter calma na hora de tratar. O importante é ficar sempre de olho nos sintomas, manter a criança bem hidratada e entrar em contato com o médico pediatra.

Dra. Ana Mackartney

CRMTO 1359 | RQE 1790

Pediatra e Presidente da STOP