Vamos falar sobre o hormônio do crescimento e a sua importância na pediatria
21/12/2021

Você sabe o que é o hormônio do crescimento e a sua importância no desenvolvimento infantil?

O hormônio do crescimento (HC), como o próprio nome diz, é um hormônio muito importante para o corpo. Ele é produzido pela glândula hipófise, situada no interior de uma estrutura óssea (Sela Túrcica), localizada na base de nosso cérebro.

Na maioria das vezes, é produzido em maior quantidade durante a infância. Sendo algo indispensável durante esse período de crescimento porque sem ele a estatura adulta normal não pode ser alcançada.

Por isso é tão importante vigiarmos, desde o nascimento até a obtenção da estatura final, o crescimento de crianças e adolescentes.

Efeitos que o hormônio do crescimento provoca no corpo de uma criança

– aumenta as proteínas de crescimento e promove a multiplicação celular, o que determina a velocidade de crescimento, além de diminuir a massa gorda e ampliar a massa magra.

– é fundamental para o crescimento dos ossos, atuando no reforço do suprimento de minerais que serão usados para promover o desenvolvimento do esqueleto.

– beneficia o funcionamento do sistema cardiovascular.

– melhora o estado de ânimo. 

Alterações no HC

Há diversos fatores que podem influenciar na produção do hormônio do crescimento, desde complicações no parto até condições genéticas. E essas alterações podem comprometer a saúde das crianças.

A deficiência do hormônio do crescimento pode ocasionar o hipopituitarismo, ou seja, a criança não cresce num ritmo normal. 

Já o excesso pode dar origem ao gigantismo e acromegalia (crescimento anormal das extremidades).

Em ambos os quadros é importante que seja identificado cedo, para evitar resultados irreversíveis. Portanto é preciso ficar atento ao desenvolvimento das crianças. Ao perceber alguma alteração, a procura por um médico especialista é fundamental.

Sinais de alerta para um crescimento inadequado:

– medidas ou canais de crescimento abaixo do padrão populacional ou inferior ao esperado para o padrão genético da família.

– desaceleração do crescimento com relação à velocidade esperada para a idade, sexo e grau de desenvolvimento

– previsão de estatura final abaixo da estatura alvo familiar.

Tratamento

Em crianças que possuem deficiência do hormônio do crescimento o tratamento deve ocorrer por um tempo limitado – até a idade óssea de 14 anos em ambos os sexos.

Dicas

– compare a altura da criança com seus colegas na creche ou na escola.

– use gráficos de crescimento para monitorar as mudanças.

– verifique se o ritmo de troca do tamanho das roupas está acontecendo de forma lenta ou rápida demais.

Dra. Rebeca Garcia de Paula

Pediatra

CRM 2711 | RQE 1080

Dra. Patricia Bastos Amorim

Pediatra | Endocrinologista Pediátrica

CRM 2003 | RQE 859 e 865