NOTA DE ESCLARECIMENTO – PEDIATRAS EM DEFESA DA VERDADE E DO ALEITAMENTO MATERNO
16/07/2021


A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) manifesta publicamente seu veemente repúdio a qualquer insinuação de falta de isenção ou de autonomia fundamentada em ciência por parte dos pediatras brasileiros no atendimento das necessidades de crianças e adolescentes do país, em especial no que se refere ao aleitamento materno. A SBP é a entidade científica responsável
por capacitar continuamente esses especialistas, motivo pelo qual preza pelo compromisso com a assistência integral à população pediátrica.
Ressalte-se que o apoio de indústrias às atividades da SBP tem sido feito mediante contratos firmados sob rígidas cláusulas de compliance, pelos quais se assegura a autonomia estatutária da entidade e de seus profissionais. Tais valores estão vinculados à manutenção estrita de projetos de educação continuada, necessários ao aperfeiçoamento dos pediatras na intenção de
oferecer o melhor acolhimento aos seus pacientes e familiares, sem configurar conflitos de interesse.
Rotineiramente, todos os contratos são auditados e alvo de prestação de contas que devem ser aprovadas em assembleias. Cabe acrescentar que, ao contrário de insinuações improcedentes que circulam em grupos de discussão e páginas de redes sociais, tem sido realizado um esforço significativo da entidade para ampliar o apoio ao aleitamento materno, considerada prática
saudável e fundamental ao desenvolvimento dos recém-nascidos, e para defender e desenvolver ações para o aleitamento materno exclusivo até 6 meses de idade e mantido até dois anos ou mais.
Na atual gestão da SBP, que já está em seu segundo mandato consecutivo, o aleitamento materno tem sido estimulado por meio de inúmeras medidas, como prática individual e política pública. O testemunho deste compromisso se materializa na produção de quase 20 documentos científicos ao longo dos últimos cinco anos sobre o tema; na realização de campanhas nacionais, entre elas a que provocou a instituição de um mês inteiro dedicado ao aleitamento materno (Agosto Dourado); na luta pela ampliação da licença-maternidade e paternidade; além da recente oferta de dois cursos EAD, treinamentos e simpósios.
Além disso, a SBP anualmente oferece suporte técnico ao Ministério da Saúde nos preparativos para as campanhas nacionais de Incentivo ao Aleitamento Materno e de Doação de Leite Humano, e patrocina a Campanha Agosto Dourado, que estendeu por 31 dias uma série de ações em defesa da amamentação, levando aos pediatras e aos brasileiros esclarecimentos sobre a essencial questão.
Desse modo, num tempo em que fatos são distorcidos e reputações são constantemente colocadas em xeque, comentários infundados e divulgados de forma irresponsável e hostil são temerários pelo simples fato de carecerem de um elemento fundamental: a verdade.
Diante do exposto, a SBP reafirma seus compromissos com a ética e a ciência, reitera seu apoio integral ao aleitamento materno e se mantem fiel aos seus princípios que têm como fim a defesa do bem-estar, da saúde e da vida das crianças e adolescentes brasileiros.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP)
Rio de Janeiro (RJ), julho de 2021.